quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Parada do Orgulho LGBT atrai milhares de pessoas.

Milhares de pessoas aproveitaram a tarde ensolarada do último domingo (16) para dizer “não” ao preconceito sexual e à homofobia, por ocasião da realização da XI edição da Parada do Orgulho LGBT. O evento foi um grande sucesso, milhares de pessoas acompanharam de perto toda a movimentação, que teve início por volta das 14h. No palco, especialmente montado para este fim, cerca de 30 atrações entre dançarinos, transformistas, go-go boys e trios elétricos fizeram a alegria dos presentes.
A Parada do Orgulho LGBT tem por principal objetivo discutir diversidade na busca pelo respeito à dignidade da pessoa humana, bem como discutir todas as formas de amores. A programação procura, ainda, conscientizar a comunidade acerca das formas de discriminação sofridas por homossexuais, como a homofobia, possibilitar a integração entre comunidade e todos os tipos de estereótipos de homossexuais, enfatizando as diferenças, e desenvolver os valores familiares entre os homossexuais, bem como mostrar para a sociedade que também existem famílias constituídas entre dois homens e/ou duas mulheres.
“Respeito é a palavra-chave. Venho de uma geração em que o preconceito foi muito maior do que nos dias atuais. Sei que ele ainda existe e precisa ser combatido, pois somos todos iguais, independente da orientação sexual. Mas acredito, também, que com o passar dos tempos houve uma evolução positiva na cabeça da sociedade”, comentou Érica da Silva, Princesa da Corte da Parada LGBT. Para o Mister Diversidade, Juliano Pizzani, 21 anos, o momento é de sensibilizar, parar e refletir acerca da causa LGBT e exigir respeito. “Esta festa tem este objetivo, cobrar direitos, mostrar a diversidade existente e celebrar conquistas”.
No final do evento, o presidente da Associação LGBT, José Ricardo Santos de Souza, anunciou que o ganhador do caminhão de prêmios reside no Fragata, mais precisamente na Cohab Guabiroba. Hoje às 17h, o caminhão, que sairá do Altar da Pátria acompanhado por batedores da Brigada Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e um Trio Elétrico estará se deslocando para a residência do ganhador. Dentro do caminhão estão diversos artigos domésticos como: conjunto de estofados 02 e 03 lugares, micro-ondas, cafeteira, DVD, cama Box, jogo de panelas da Tramontina, refrigerador, fogão, televisor 20 polegadas, batedeira, secadora de roupas e muitos outros prêmios, todos fruto de doação de empresários locais que apoiam a Associação LGBT.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Organização da Parada LGBT busca apoio da Prefeitura
O Prefeito em exercício, Fabrício Tavares, recebeu em audiência, na tarde desta segunda-feira(10), a direção da Associação LGBT de Pelotas, que na ocasião, se fez acompanhar pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Eduardo Leite.
O presidente da Associação veio solicitar o apoio da Prefeitura para a realização da XI edição da Parada do Orgulho LGBT, cujo tema deste ano será "Pelotas nos seus 200 anos, as cores e seus amores". A programação da Parada tem inicio no dia 10 quando começam uma série de atividades complementares ao evento que culminam com a Parada, propriamente dito a ser realizada no dia 16 deste mês.
Segundo o prefeito em exercício, a ideia inicial era colaborar de maneira mais efetiva no que diz respeito ao aporte de recursos, já que o evento é parte integrante da programação alusiva ao bicentenário do Município, porém, em função da diminuição do fluxo de repasse de recursos dos governos estadual e federal, este ano, o município busca conter gastos, por isso destinou uma verba menos para apoiar o evento. Ele citou ainda como exemplo o período de dificuldade, a emenda parlamentar de autoria da deputada federal Manoela D'Ávila, com o valor de 300mil e destinada para o evento do bicentenário, que, em função de problemas ocorridos no Ministério do Turismo, não obteve liberação. Fabrício garantiu um aporte de recursos na ordem de R$ 8 mil em midia, mais R$ 20 mil em estrutura e logística para o evento.
A programação que antecede a Parada LGBT teve inicio no dia 10 Setembro com a Escolha da Corte e o lançamento oficial da XI Parada LGBT, no DC Eventos; nos dias 13 e 14 que antecedem o evento, no auditório do IFSUL ocorre o seminário aberto á comunidade para abrir espaço ao debate e encaminhamento de políticas públicas para a comunidade LGBT.Na ocasião serão discutidos ainda temas como bulliyng, evasão escolar e o posicionamento dos educadores frente ao aluno LGBT.No dia 16, a partir das 10h, no Parque D. Antônio Záttera, ocorre a III Feira Cultural da Diversidade Humana, com Campanha de arrecadação de alimentos que serão posteriormente doados a entidades de cunho social, como é o caso da Santa Casa de Pelotas, Lar Espirita da Criança D. Conceição, Moradores carentes do Ceval e Dunas, Aapecan e outros. Ainda segundo o a organização do evento, na edição do ano passado foram arrecadados três toneladas de gêneros não-perecíveis e a expectativa para esta edição é de que a arrecadação ultrapasse a marca das cinco mil toneladas.
O titular da Associação LGBT do município conta ainda que os doadores de alimentos não-perecíveis, ao entregar sua doação, preenchem um cupom que os habilita ao sorteio de diversos prêmios, dentre eles: geladeira, fogão, conjunto estofado para sala, cama bos, televisão, microondas, cafeteira, batedeira e outros. A entrega dos prêmios ocorre no dia 17 e pegara o contemplado de surpresa, já que seu nome não será divulgado ao final da Parada, apenas o bairro onde reside o contemplado. No dia seguinte á realização da Parada, um caminhão-baú, repleto de prêmios se deslocará até o endereço indicado pelo sorteado para proceder a entrega dos prêmios. "Será uma grande festa, pois o caminhão sairá do Altar da Pátria, acompanhado por batedores e muito barulho, muita festa, até a casa do sorteado que só saberá na hora em que chegarmos lá", conta o presidente da Associação LGBT de Pelotas, José Ricardo dos Santos de Souza.
Durante a realização da Parada, no dia 16, a Secretaria Muicipal de Saúde(SMS) se fará presente na avenida Bento Gonçalves, por meio de equipe de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS(DST/AIDS), quando estarão distribuindo material informativo e preservativos, além de realizar testagem de HIV e Sífilis.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)